Administração
O transporte é uma atividade que não agrega valor, e como tal, pode ser encarado como perda que deve ser minimizada. A otimização do transporte é, no limite, a sua completa eliminação. Aeliminação ou redução do transporte deve ser encarada como uma das prioridades no esforço de redução de custos pois, em geral, o transporte ocupa 45% do tempo total de fabricação de um item. As melhorias mais significativas em termos de redução das perdas por transporte são aquelasaplicadas ao processo de transporte, obtidas através de alterações de lay-out que dispensem oueliminem as movimentações de material.Somente após esgotadas as possibilidades de melhorias no processo é que, então, as melhoriasnas operações de transporte são introduzidas. É o caso da aplicação de esteiras rolantes,transportadores aéreos, braços mecânicos, talhas, pontes rolantes, etc.
http://pt.scribd.com/logba/d/294131-Fundamentos-do-Sistema-Toyota-de-Producao
A LÓGICA DAS PERDAS
2 - Perda por Transporte
• O transporte é uma atividade que não agrega valor, e como tal, pode ser encarado como perda que deve ser minimizada.
• A otimização do transporte é, no limite, a sua completa eliminação.
• A eliminação ou redução do transporte deve ser encarada como uma das prioridades no esforço de redução de custos pois, em geral, o transporte ocupa 45% do tempo total de fabricação de um item.
• As melhorias mais significativas em termos de redução das perdas por transporte são aquelas aplicadas ao processo de transporte, obtidas através de alterações de lay-out que dispensem ou eliminem as movimentações de material. • Somente após esgotadas as possibilidades de melhorias no processo é que, então, as melhorias nas operações de transporte são introduzidas. É o caso da aplicação de esteiras rolantes, transportadores aéreos, braços mecânicos, talhas, pontes rolantes,