Ética ao Brasileiro
Um valor o qual é tido [tido] universalmente como um dos pilares da ética é a coragem. Não se trata, entretanto, da coragem de guerreiros e lutadores, mas sim daquela que leva o indivíduo a assumir seus erros e pagar por eles de maneira adequada. Há, por outro lado, o eticamente covarde, ou seja, aquele que não assume suas responsabilidades e algumas vezes ainda a joga para outros.
Por mais que alguns procurem negar, coragem e covardia éticas têm sim muitos efeitos sobre a sociedade. Analisando, por instância, a sociedade brasileira, é possível afirmar que as demonstrações de desonestidade e covardia ética na política fizeram com que o povo passasse a descrer nos [dos] próprios políticos e no [do] semelhante e na [da] capacidade de mudar a realidade social por meio da política.
Por outro lado, exemplos como o da personagem Griselda Pereira, da novela "Fina Estampa", uma mulher reconhecidamente ética e um paradigma de idoneidade, causam nos cidadãos não só admiração e respeito, mas também reflexões sobre o modo de pensar a vida e de julgar os outros indivíduos.
Portanto, são indubitáveis os efeitos da covardia e da coragem ética sobre a sociedade. Não é possível, porém, afirmar qual delas está se sobressaindo, pois, se por um lado há o exemplo anti-ético [antiético] dos políticos brasileiro, por outra há uma boa demonstração de ética na vida e no trabalho pela personagem Griselda. Tentar achar um vencedor nesse antagonismo, aliás, seria reductio ad absurdum, ou seja, transformar-se-ia em um reducionismo o qual atrapalharia a análise apropriada da