Ètica política
IAMAMOTO (2008) diz que entende a cidadania como a capacidade dos indivíduos ao acesso a uma efetiva democracia, a qual se relaciona ao aprimoramento de bens socialmente produzidos, b em como empregar a potencialidade do indivíduo nas suas capacidades.
A institucionalização da participação popular por meio de conselhos; espaço de debate sobre as diretrizes das políticas sociais; relação de força, inclusive sobre as prioridades do fundo público.
Perante o panorama mundial d e globalização e neoliberalismo, encontam-se as empresas como globais,os produtos são globais e as pessoas passaram a pensar globalmente e se relacionarem dessa forma.
O Assistentes Sociais atuam no campo das políticas sociais e públicas com o objetivo de viabilizar os direitos da população; na saúde, educação, na previdência social, na habitação, na assistência social e na esfera do trabalho. Atuam na justiça, nas varas da infância e juventude, de família e nas instituições do sistema penal e medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei, prestam assessoria aos movimentos sociais,.trabalham em instituições da sociedade civil organizada e empresas privadas.
Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito,incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças
Quando se trabalha priorizando o respeito, as diversidades, hoje ocupa-se um grande espaço na mídia, porém esta questão vem a muito tempo, pois o país desenvolve-se com exclusões e diversidades, pois compreende o respeito as diferenças.
Essas exclusões podem ocorrer quando alguma dessas identidades interfere em outros papéis que as pessoas representam.
Por receio, insegurança ou para se preservar de possíveis constrangimentos ,uma pessoa pode ocultar sua identidade para exercer certos papéis sociais, ou para participar de um determinado grupo.
Nisso influem razões que variam desde a cultura de dominação em