sistema digestivo das aves
Todas as espécies de aves ingerem o seu alimento pelo bico córneo, cuja forma e tamanho também irão variar de acordo com o tipo de alimentação da ave,não possuem dentes, e essa ausência é mais uma adaptação que favorece o voo desses animais.Consomem os mais variados tipos de alimentos: frutos, néctar, sementes, insetos, vermes, crustáceos, moluscos, peixes e outros pequenos vertebrados. Elas possuem um sistema digestivo completo, composto de boca, faringe, esôfago, papo, pró ventrículo, moela, intestino, cloaca e órgãos anexos (fígado e pâncreas).
Ao serem engolidos os alimentos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. Daí eles vão para o pró ventrículo, que é o estômago químico das aves, onde sofrem a ação de sucos digestivos e começam a ser digeridos. Passam então para a moela (estômago mecânico) que tem paredes grossas e musculosas, onde os alimentos são triturados. Muitas espécies de aves herbívoras engolem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração do alimento na moela.Essas pedrinhas ingeridas pelas aves são equivalentes aos dentes que elas perderam ao longo da evolução. É importante lembrar que as aves carnívoras possuem um papo pouco desenvolvido ou até mesmo ausente, enquanto sua moela é pouco musculosa..
ESÔFAGO
•Em geral, o esôfago das aves é comparativamente longo; •Umadilatação do esôfago, o papo, está presente na maioria das espécies; • Revestido por um epitélio escamoso estratificado, nãoqueratinizado e espesso. • A camada muscular externa é composta de musculaturalisa ao longo de toda a extensão do esôfago. • Ocorrem glândulas mucosas na lâmina própria.
epitélio escamoso estratificado (SE) glândulas mucosas (MG) lâmina própria (LP) nódulo linfático (LT) 3cam. de músculo liso, uma longitudinal interna (IL), uma médio circular (MC) e uma longitudinal externa (OL), envolvido na serosa (S)
PAPO
•O papo corresponde a uma dilatação da porção