SISTEMAS DIGESTIVOS DOS ANIMAIS VERTEBRADOS
Nos vertebrados o tubo digestivo é completo e possui uma constituição básica semelhante. O sistema digestivo está relacionado com o regime alimentar.
Existem diferenças entre o sistema digestivo de algumas espécies animais, uma vez que estão adaptados a cada regime alimentar, por exemplo:
-O intestino dos herbívoros é relativamente mais longo do que o dos carnívoros.
-Os animais ruminantes tem um estômago composto constituído pela pança, barrete, folhoso e pela coelheira, o que lhes permite a digestão de grandes quantidades de alimentos vegetais.
-As aves granívoras além de apresentar um estômago composto (constituído pelo proventrículo e pela moela) possuem o papo, o que lhes permite digerir os grãos que fazem parte da sua alimentação.
Digestão nos mamíferos
Quando se observam as vacas a pastar num campo, verificamos que:
-Estes animais cortam os vegetais com os dentes e engolem-nos sem os mastigar
-Estes animais quando estão em repouso, fazem os alimentos voltar à boca, para serem ensaliva-dos e mastigados.
Os alimentos vegetais, como a erva, são pobres em nutrientes essenciais. Por isso, os herbívoros, como as vacas, têm de comer os vegetais em grandes quantidades, para satisfazer as suas necessidades.
Animais ruminantes: Possuem um estômago composto, isto é, encontra-se dividido em quatro partes.
Estômago composto:
CONCLUSÃO: Animas herbívoros possuem estômago composto. A digestão é muito demorada. Consomem grandes quantidades de alimentos vegetais, pobres em substâncias nutritivas. O intestino é longo, possibilitando assim, uma maior superfície de absorção.
Digestão nos carnívoros
Animais carnívoros: Possuem um estômago simples.
CONCLUSÃO: Estômago simples. Intestino curto. Não necessitam de ingerir grandes quantidades de alimentos (a carne é