Quimica
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Ânions do Grupo II
IVINHEMA-MS
SETEMBRO DE 2014
SENAI
SERVIÇO DE NACIONAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
ACADÊMICOS:
DANIELLE NANMY
GABRIELI OLIVIO
INSTRUTORA:
CAROLINE TAVELA
TEMA: Ânions do Grupo II
IVINHEMA – MS SETEMBRO DE 2014
Ânions do Grupo II A diferença entre os cátions e ânions Os íons positivos (que apresentam mais prótons do que elétrons) são denominados cátions e os íons negativos (que apresentam menos prótons do que elétrons), são denominados ânions. Esta nomenclatura originou-se em torno de 1839, e pode ser atribuída aos trabalhos de Michael Faraday sobre o eletromagnetismo. Característica dos ânions Eles são ametais que se ligam a metais formando a ligação iônica, quando em ligação, esses ametais, por terem alta eletronegatividade, tendem a atrair elétrons do metal com o qual está se ligando, então esse metal se transforma num cátion (carga positiva), pois perde elétrons e esse ametal se transforma num ânion(carga negativa), pois ganha elétrons. Elementos do Ânions do Grupo II
Cl – (íon cloreto)
Br – (íon brometo)
I – (íon iodeto)
S -2 (íon sulfeto)
SCN (íon tiocianato)
[Fe(CN)6]-4 (ferrocianeto)
[Fe(CN)6]-3 (ferricianeto)
Característica dos elementos: Cl – (íon cloreto)
O halogênio cloro nas CNTP é um gás amarelo esverdeado, com odor característico acre e irritante, é venenoso e corrosivo podendo causar a morte se inalado por período prolongado.
Ponto de fusão 101,4 ºC
Ponto de ebulição - 33,89 ºC
O cloro é aplicado principalmente no tratamento de água, no branqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados, como por exemplo o hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.
Br – (íon brometo) O bromo é o único elemento não metálico, é um halogênio que se encontra no estado