ÈMILE DURKHEIM fichamento 2
Professor: Lucas Amaral
Sociologia
Aluna: Maryana Carolina Nascimento Aires / RA: 21504570
ÈMILE DURKHEIM
Tania Quintaneir
Émile Durkheim acabou se tornando o primeiro professor universitário da Sociologia como ciência empírica. O sociólogo viveu na Europa num período bem conturbado por guerras e em processo de modernização.
As referências que eram utilizadas para situa-lo : por um lado a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. A teoria sociológica durkheimiana:
Crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento. ( sendo governada por uma força “ a lei do progresso”).
O industrialismo, com sua incontida força de transformação, impunha – se a todos como marca decisiva da sociedade moderna.
Difunde –se a concepção de que a vida coletiva não era apenas uma imagem ampliada da individual, mas um ser distinto, mais complexo, e irredutível às partes que o formam.
Segundo Durkheim a sociologia pode ser definida como a ciência “das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda crença”, sendo todo o comportamento instituído pela coletividade.
Os fatos sociais podem ser menos consolidados, mais fluidos, são as maneiras de agir. É o caso das correntes sociais, dos movimentos coletivos, das correntes de opinião “que nos impelem com intensidade desigual, segundo as épocas e os países, ao casamento,por exemplo, ao suicídio, a uma natalidade mais ou menos forte.
E para tentar comprovar o caráter externo desses modos de agir, de pensar ou de sentir, Durkheim vai argumentar que eles têm que ser internalizados por meio de um processo educativo.
Dois tipos de solidariedade:
Essas duas formas de solidariedade evoluem em razão inversa: enquanto uma progride, a outra se retrai, mas cada uma delas, ao seu modo, cumpre a função de assegurar a coesão social nas sociedades simples ou complexasSegundo Durkheim, somente existem indivíduos no sentido moderno da expressão quando