fichamento
DURKHEIM,Émile.As Regras Do Método Sociológico.São Paulo,Martins Fontes,2007.
CAPITULO I
O QUE É UM FATO SOCIAL ? Émile Durkheim nos dá a idéia de fato social, de como todos os fenômenos que acontecem dentro da sociedade, mesmo que apresentem pouco interesse social.
Define que nem tudo que acontece com o indivíduo é um fato social,apesar do mesmo ser independente dele,pois fato social é independente do indivíduo.Além de ser exterior ao indivídou Durkheim enfatiza que o fato social exerce uma função coerciva sobre nós.
As ativades que realizamos como comer,dormir,beber andar etc..não são definidas como fatos sociais e não interessam a sociologia.Pois a sociologia trata de fatos realizados por toda a sociedade.
No livro Durkheim enfatiza que a educação é o maior e meio de propagação dos fatos sociais,pois é por ela que são expressados os direitos e os costumes,portanto já nascemos com os fatos sociais impostos.
A coerção é uma das coisas que os fatos sociais exercem sobre nós e começa quando ainda somos crianças,onde somos moldados pelo meio social.E se violarmos as regras que foram impostas a nós e são dadas como certas por meio da coerção somos tentados a restabelecer ou até mesmo anular os atos.
De certo Émile enfatiza que os fatos sociais reproduzem um modelo coletivo
"...um fenômeno não pode ser coletivo se não for comum a todos os membros da sociedade ou, pelo menos, à maior parte deles. Sem dúvida; mas ele é geral por ser coletivo (quer dizer, mais ou menos obrigatório), e nunca coletivo por ser geral."
"Nossa definição compreenderá, portanto todo o definido se dissermos: é fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência