biofisica
Biofísica das membranas excitáveis
01-Introdução
Galvani foi o primeiro a dedicar-se ao estudo da eletricidade animal. Ele observouque por meio de choque elétrico, era possível obter a contração de músculos. Apósestudos, descobriu-se que os músculos se contraiam de acordo com os estímulos elétricosou originados ou conduzidos pelos nervos.
Potencial de injúria é addp entre um músculo íntegro e um músculo lesado.A lesão destrói o sarcolema e expões o citoplasma cujo potencial elétrico émenorque omeio extracelular.
Corrente de injúria é o fluxo de corrente elétrica entre a zona lesada e a intacta.
•
Potencial transmembrana é a ddp que toda membrana superficial das células ésubmetida. E quando ela está em repouso, possui um valor constante – o potencial derepouso.
02- A membrana das células
A membrana celular é constituída por uma matriz lipídica onde existem proteínasglobulares parcialmente mergulhadas na matriz lipídica e outras proteínas intrínsecas queatravessam toda a espessura da membrana, estabelecendo uma ponte entre o meio intra eextracelular, e elas se movem lateralmente ou transversalmente.A zona mais central da membrana celular é dotada de fluidez, há componentes quepodem reduzir a fluidez como o colesterol, Ca e Mg a baixas temperaturas ou aumentarcomo fosfolipídios.
03- Comportamento elétrico passivo da membrana
•
Circuito RC:A membrana superficial se assemelha a uma associação do ripo resistor-capacitorem paralelo.Quando a tensão é desligada pela abertura da chave. P capacitor perdeprogressivamente a carga acumulada.
•
Correntes de membrana R m :Pode ser a expressão dos canais hidrofílicos por onde passam os íons, enquanto ocapacitor C m representa o comportamento da bicamada lipídica envolvida pelos meioscondutores intra e extracelular. Por isso a membrana possui duas passagens para correnteelétrica:
•
Uma que obedece à lei de ohm que está associada aos canais iônicos
•
Outra com