Projeto
Este trabalho foi realizado na escola Vilhena Alves, em uma turma da 2° etapa da EJA fundamental, com estudantes do curso de pedagogia, proporcionado pela matéria de ensino e metodologia de química. Visando buscar novas metodologias para o processo de ensino de ciências naturais no ensino fundamental, de forma a trabalhar com os alunos aulas dinâmicas e construtivistas, venhamos a realizar um ensino e aprendizagem conscientizadora, utilizando a teoria e práticas relacionadas às vivências de nossos alunos da EJA. Sendo assim o assunto trabalhado nessa pesquisa, sobre método de abordar assunto de ciências no ensino fundamental, foi os conceitos iniciais de misturas e suas aplicações.
INTRODUÇÃO:
Percebendo que os assuntos de ciências no ensino fundamental são ainda pouco discutindo pelos professores das séries iniciais, visto que, não são especialistas em ciências naturais, aplicam de forma conteudistas os assuntos trabalhados.
Buscamos nesta pesquisa, a partir da educação de jovens e adultos, mostrar que a experimentação deve e pode estar inserida na prática pedagógica desses docentes, que necessitam buscar métodos e dinâmicas capazes de construir baseando em questionamento, observação e hipóteses.
Sendo ainda as dificuldades encontradas na EJA, no ensino de ciências um fator bastante crítico como, falta de comprometimento de docentes, os espações destinados a essa modalidade de ensino, o pouco tempo de aula do período noturno e cansaço dos alunos que na sua maioria trabalham.
Realizamos na sala de aula, construir um conhecimento sobre misturas, através da experimentação, afim de que os alunos possam comprovar conceitos trabalhados de maneira prática, e percebam assim, que este conhecimento está inserido no seu cotidiano, através das vivências destes, afim de que, se tornarem sujeitos de seu aprendizado e não mais meros expectadores.
RESULTADOS E DISCURSÕES
Questões Objetivas
Número total de alunos.10
1º questão
Todos. Acredito que vou usar