Átomos e os modelos Atômicos
Resumo
Átomos e os modelos Atômicos
Os átomos são indivisíveis?
Durante séculos acreditou-se que todos os átomos fossem formados do mesmo material, diferindo apenas no tamanho e forma. Ideias foram se alterando com o tempo, mas foi somente no início do século XX que o desenvolvimento científico e tecnológico permitiu que se estudassem com maiores detalhes as propriedades de diferentes materiais. Resultados de inúmeras experiências levaram a reformular os modelos até então aceitos. Algumas dessas experiências baseiam-se na análise de radiações emitidas por materiais radioativos. Emissão de radiações
Os materiais radioativos emitem espontaneamente radiações invisíveis, mas detectáveis através de chapas fotográficas. Em experiências, foi utilizado o material radioativo polônio. Esse material emite radiação constituída por partículas eletricamente carregadas, denominadas partículas alfa (α) capazes de deixar marcas na chapa fotográfica. O fato de o polônio emitir partículas positivamente carregadas permite supor que elas façam parte da constituição de seus átomos. Além do polônio, o rádio, urânio e outros materiais também emitem radiações alfa.
Em que diferem os átomos?
A Terra é um conjunto de átomos. Qualquer ser vivo, animal ou vegetal, é um conjunto de átomos. Você é um conjunto de átomos. Todos esses átomos, constituintes de tão grande diversidade de materiais, são formados pelos mesmos tipos de partículas: prótons, elétrons e nêutrons. É o diferente número dessas partículas que diferencia um átomo do outro.
“Dois ou mais átomos são iguais quando seus núcleos e eletrosferas são constituídos pelo mesmo número de prótons, nêutrons e elétrons. Qualquer diferença no número de uma dessas partículas acarretará diferença entre os átomos.”
Por outro lado, certos materiais, como o tório, cério, protactínio e promécio, emitem radiações beta (β), que são constituídas por partículas