Definição de átomo, modelo atômico atual, estrutura atômica, íons, função inorgânica e equação química,
As substâncias são feitas de matéria, e a matéria tem como unidade fundamental o átomo, que é a menor partícula de um elemento. O átomo é constituído por um núcleo central onde se encontram os prótons que possuem carga positiva e os nêutrons que não possuem carga. Os elétrons possuem carga negativa e sua massa é muito pequena se comparada aos prótons e nêutrons, eles ficam na parte de fora do núcleo em uma trajetória que se chama órbita.
O modelo atômico atual é baseado nos principios de que um átomo é formado por três principais componentes, os prótons, nêutrons e elétrons. Os nêutrons e prótons possuem maior massa e encontram-se no nucleo, os elétrons se encontram na eletrosfera. Os átomos naturalmente são eletricamente neutros pois possuem o mesmo número de prótons e elétrons. Os elétrons são distribuidos em 7 camadas denominadas : K, L, M, N, O, P e Q, a medida que a camada se afasta do nucleo aumenta a energia dos elétrons nelas localizados. Este modelo atômico recebe o nome de “sistema planetário” por lembrar a órbita feita pelos planetas e foi desenvolvido por um dinamarquês chamado Bohr em um aperfeiçoamento do modelo de Rutherford.
O número atômico representado pela letra Z é também o numero de prótons existentes no núcleo, o número de massa representado pela letra A é a soma do número de prótons e nêutrons.
Íons:
Íon é todo átomo que não é eletricamente neutro, ou seja, ele não possui o mesmo numero de prótons e elétrons. Isso quer dizer que eles ganharam ou perderam carga negativa, eles se classificam em dois tipos:
Cátions (íons positivo): é um átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Ânions (íons negativo): é um átomo que ganhou elétrons e adquiriu carga negativa.
Distribuição Eletrônica, Tabela Periódica e Regra do Octeto:
Distribuição eletrônica: Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas,