Historia do átomo e os modelos atomicos
No século V a.C. Leucipo de Mileto juntamente a seu discípulo Demócrito de Abdera, (400 a.C.). O discípulo de Leucipo, raciocinou que, se dividíssemos um pedaço da matéria poderiamos formar pedaços cada vez menores.No entanto, chegaria um momento em que não mais poderiamos continuar dividindo.Nesse ponto teriamos chegado ao átomo.Significado: Indivisivel.Hoje em dia sabemos que o átomo é divisivel.
2- Modelos atomicos
John Dalton e o atomismo moderno.
Seu modelo é o primeiro capaz de explicar a estrutura da matéria.Para Dalton, os átomos eram as partículas formadoras de toda a matéria, sendo indivisíveis e indestrutíveis.Por causa dessas características, seu modelo hoje é apelidado de "modelo da bola de brilhar" . Suas ideias foram rapidamente aceitas por conseguirem explicar varias leis científicas já conhecidas.Mais a descoberta das partículas elementares e da radioatividade:O átomo é divisivel fez com que perdesse a credibilidade.
Thomson e o "pudim com passas".
Os experimentos realizados com a eletricidade, em meados do século XIX,levaram os cientistas a suspeitar da existência de um "átomo elétrico", ou seja, de uma partícula minima formadora de eletricidade.Em 1897 Thomson, ápos ter realizado seus experimentos com 20 metais diferentes, suspeitou que essas partículas(Chamadas de elétrons) estavam presentes em todo tipo de matéria.Para justificar a presença dessas partículas no átomo,Thomson propôs que os elétrons, de carga eletrica negativa, estivesem presos ao átomo, de carga eletrica negativa.Mais os cientistas abandonaram essa teoria pela experiência de Rutherford.
Rutherford: Bombardeando átomos.
Geiger e Marsden,alunos do físico Rutherford. realizaram esperimentos nos quais bombardearam uma finíssima folha de ouro com particulas alfa(Particulas radioativas).A maioria das partículas atravessava a folha de ouro como se ela não existisse.Algumas, no entanto, sofriam desvios e até mesmo eram refletidas de volta. com base nos