A evolução do modelo atômico
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DAYVID MELLO NASCIMENTO
A EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO
São Gonçalo
Agosto de 2014
DAYVID MELLO NASCIMENTO
MATRÍCULA Nº 600544161
TURMA N1/1 - NOITE
A EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO
Trabalho apresentado a disciplina de Química l do curso de Engenharia Civil da Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO, como parte dos requisitos para composição da média final.
Discente: Paulo Cesar Oliveira Carvalho
I. Introdução
“A matéria é constituída de átomos”. Eis a definição da teoria atômica.
Átomo é a unidade básica da matéria.
Ao longo da história os estudos da constituição da matéria sofreram muitas alterações, devido às teorias e modelos atômicos criados para explicar sua constituição.
II. Os primórdios do Atomismo
A primeira ideia do átomo surgiu cerca de 400 a 500 a.C., através dos pensamentos filosóficos dos gregos. Segundo a história, Leucipo foi o primeiro a conceber a ideia de pequenas partículas, cada vez menores, constituindo a matéria.
Demócrito de Abdera, outro filósofo grego, discípulo de Leucipo, afirmava que o mundo material estava constituído de pequenas partículas o qual denominou átomo, que significa: não tem partes (a = não; tomo = parte).
III. Modelos Atômicos ao longo da História da Atomística
a. Modelo Atômico de J. Dalton (1808) – “Esfera Maciça”1
John Dalton, brilhante cientista inglês, através de experimentos, deu uma visão científica a ideia do átomo criada pelos antigos filósofos gregos.
Para Dalton cada átomo seria uma partícula extremamente pequena (invisível), maciça, indivisível, esférica, indestrutível (numa reação ocorre rearranjo dos átomos) e que varia em tamanho e massa a depender do elemento químico.
A teoria é, didaticamente, associada à ideia de bolas de bilhar ou de gude, com tamanhos diferentes, representando os elementos químicos constituintes