História da teoria atómica
Introdução 2
Teoria atómica 2
História do átomo 3
Teoria atómica de Dalton 4
Modelo “pudim de passas” de J.J.Thomson 5
Teoria do núcleo atómico de Rutheford 6
Modelo Atómico de Chadwick 7
Modelo atómico de Bohr 7
Modelo actual 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
No âmbito da disciplina de Físico-química foi-nos proposto elaborar um trabalho, cujo tema sorteado, poderia ser a História do átomo ou a Tabela Periódica. Foi-nos sorteado o tema História do átomo.
Iremos pesquisar sobre cada um dos modelos atómicos e respectivas teorias que evoluíram durante o tempo e que permitiram a concepção do modelo atómico actual.
Outro dos nossos objectivos é descobrir a história e a origem da teoria atómica.
Teoria atómica
Teoria atómica, em química, é teoria que supõe que toda substância química é formada de unidades fundamentais chamadas átomos. Um átomo, de acordo com esta teoria, é uma partícula extremamente pequena, porém não é infinitamente pequena.
História do átomo
Como surgiu o nome de átomo?
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegar-se-ia num ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa sem partes, em grego.
A Teoria atómica havia sido proposta por filósofos, como Descartes, antes dela ter uma base experimental. Havia, desde os tempos antigos, duas hipóteses sobre a composição da matéria: ou ela seria formada por partículas que não poderiam ser mais divididas, ou não haveria nenhum limite à divisibilidade da matéria.
A primeira ideia costuma ser atribuída aos epicuristas, porém suas origens podem ser ainda mais antigas. A cosmogenia de Demócrito se baseia nesta ideia, que ele derivou de Leucipo. Segundo Daubeny, Mosco, um fenício que floresceu antes da Guerra de Troia, teria estas ideias, assim como as mônadas de Pitágoras, cuja