Áreas protegidas
As Áreas Protegidas permitem melhores condições de sobrevivência dos seres vivos. É uma zona de terra e/ou de água, em que a espécie humana não pode intervir sendo sujeita a regulamentos específicos tendo em vista a sua protecção ambiental ou outra. Uma área protegida é um espaço geográfico claramente definido, reconhecido, dedicado e gerido, através de meios legais ou outros igualmente eficientes, com o fim de obter a conservação ao longo do tempo da natureza com os serviços associados ao ecossistema e os valores culturais.
Em Portugal, existem diversas áreas protegias cuja classificação tem em conta as características da fauna (Animais), flora (plantas) e geologia da região, designadas: Parques Nacional, Parque Natural, Reserva Natural, Paisagem Protegida e Monumento Natural.
Parque Nacional
Área com ecossistemas pouco alterados pelo homem, amostras de regiões naturais características, paisagens naturais ou humanizadas, locais geomorfológicos ou habitats de espécies vegetais e animais com interesse ecológico, científico e educacional.
O único parque nacional em Portugal é o Parque Nacional da Peneda -Gerês.
1253490143510
Parque Nacional da Penada – Gerês
O Parque Nacional da Peneda – Gerês, e o único parque nacional de Portugal, foi criado em 1971 e situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com Galiza, abrangendo os distritos de Braga, Viana do Castelo, e Vila Real, numa área total de cerca de 72000 hectares.
É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e varias plantas medicinais).
O Parque Nacional da Peneda – Gerês estende-se desde a serra do Gerês, a sul, passando pela serra da Peneda até á fronteira espanhola.
Este parque nacional atrai muitos visitantes não só pela beleza paisagística mas também situam-se