robôs e projetos
Em usos práticos, um robô é um dispositivo autônomo ou semi-autônomo que realiza trabalhos de acordo com um controle humano, controle parcial com supervisão, ou de forma autônoma. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais usados nas linhas de fabricação são a forma mais comum de robôs, porém isto vêm sendo substituídos recentemente por robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações incluem o tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
VISÃO GERAL
Um robô pode incluir uma conexão de realimentação (feedback) entre os sensores e a ação, sem o controle humano direto, apesar de que podem haver uma função de controle humano. As ações podem ser realizadas por motores ou atuadores que podem mover um braço, abrir ou fechar garras, ou propelir o robô. O controle e o retorno é provido em muitos casos por um computador, Por esta definição, praticamente todos os dispositivos automáticos podem ser chamados de robôs.
Os dois usos básicos dos atuadores são a movimentação do robô em um ambiente (locomoção) ou para mover os objetos ao redor (manipulação). Esta distinção divide os robôs em duas categorias principais: robôs móveis e robôs manipuladores.
A juntas conectam as partes dos manipuladores. Os tipos mais comuns de juntas são:
. rotatória (rotação ao redor de um eixo fixo)
. prismática (movimento linear)
Um robô paralelo é aquele cujos braços (eixos primários) possui