areas protegidas
Índice
Introdução ( desenvolvimento sustentável 10 linhas )
Desenvolvimento do tema-conceito
Diferentes tipos de áreas protegidas
As razões de existir áreas protegidas
Problemas nas áreas protegidas
Conclusão
Webgrafia
Vídeos
Introdução
Desenvolvimento sustentável refere-se a um modo de desenvolvimento capaz de responder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de crescimento das gerações futuras. Visa melhorar as condições de vida dos indivíduos, preservando simultaneamente o meio envolvente a curto, médio e, sobretudo, longo prazo. O desenvolvimento sustentável comporta um triplo objectivo: um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.
Conceito de Áreas Protegidas
As áreas protegidas são espaços territorialmente demarcados cuja principal função é a conservação e/ou a preservação de recursos, naturais e/ou culturais, a elas associados .Segundo a União Mundial para a Conservação da Natureza , elas podem ser definidas como “uma área terrestre e/ou marinha especialmente dedicada à proteção e manutenção da diversidade biológica e dos recursos naturais e culturais associados, manejados através de instrumentos legais ou outros instrumentos efetivos”.
Diferentes tipos de categorias de áreas protegidas
Reserva natural integral: Área de terra ou mar que possui um ecossistema excecional ou representativo das condições específicas da região biogeográfica, características geológicas ou fisiológicas ou espécies de interesse primário para a conservação da biodiversidade, que estão disponíveis principalmente para ou seu estudo científico ou seguimento ambiental e onde a presença humana é interdita ou fortemente condicionada.
Reserva natural: Área de terra ou mar sem modificações ou com pequenas modificações pela Ação humana, que mantêm o seu carácter natural e influência, sem presença ou com pouca presença humana, que são protegidos e geridos de