ÁREA DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Organização, Sistemas e Métodos, também são conhecidos pelas siglas O&M e OSM. É uma área clássica da administração que lida em juntar capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado. Trata de combinar os grupos de forma que funcionem, atribuir as responsabilidades a quem irá realizar a atividade e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para e execução de suas atribuições.
A função organização nada mais é que determinar que recursos e que atividades serão necessárias para serem atingidos os objetivos da empresa, esta função proporciona a estrutura formal através do qual o trabalho é definido, subdividido e coordenado. A OSM usa o raciocínio analítico e lógico sem intervenção dos impactos emocionais, para estruturar os elementos, de tal forma que se obtenha a minimização dos esforços e a maximização dos resultados, tendo como objetivo a eliminação do inútil e supérfluo.
A variedade de trabalhos desenvolvidos pela área de OSM depende do porte da empresa, complexidade do fluxo decisório, processo produtivo utilizado, produto final que é comercializado e tamanho do mercado que é atingido. A função de Organização e Métodos baseava-se originalmente na abordagem estruturalista da administração, composta da Teoria da Burocracia de Weber e na Teoria Estruturalista. Hoje a ênfase de OSM é dada pela Teoria da Contingência e Holismo, embora a base ainda seja a Teoria do Desenvolvimento Organizacional e Teoria Geral dos Sistemas.
O perfil de um profissional da área de OSM tem objetivo conseguir eficiência e eficácia da estrutura administrativa, através da aplicação de certas técnicas científicas de redução de tempo, esforços e custos que propiciam a maximização de resultados em todos os âmbitos.