Água
INTRODUÇÃO Além de ser abundante, a água é um tema central para a Bioquímica pelas seguintes razões: 1. Praticamente todas as moléculas biológicas adotam suas formas (e, portanto, suas funções) em resposta às propriedades físicas e químicas da água circundante. 2. A água é o meio para a maioria das reações bioquímicas. 3. A própria água participa ativamente de muitas reações químicas que dão suporte a vida. 4. A oxidação da água para produzir oxigênio molecular, O2, é uma reação fundamental da fotossíntese, o processo que converte a energia solar em uma forma química utilizável. A utilização dessa energia acaba levando à redução do O2 novamente à água.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA
A – estrutura da água Uma molécula de água consiste de dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.
[pic]
A água é uma molécula polar: o átomo de oxigênio, com seus elétrons não compartilhados, carrega uma carga parcial negativa ((-) ao passo que os átomos de hidrogênio carregam cada um uma carga parcial positiva ((+).
Ponte de hidrogênio A ponte de hidrogênio é uma interação fraca (atração eletrostática) entre um átomo de elemento eletronegativo e um átomo de hidrogênio que esteja ligado de forma covalente a outro átomo de elemento eletronegativo. Cada molécula de água pode participar de no máximo quatro pontes de hidrogênio com outras moléculas de água. Na água, no estado líquido, estas pontes são irregulares e variadas, e se reorientam a cada 10 -12 seg.
O gelo é um cristal de moléculas de água ligadas por pontes de H. As moléculas de água no gelo estão arranjadas em uma estrutura aberta e, como conseqüência, é uma das poucas substâncias que se expande quando congelada. [pic]
B. A água como solvente
- Solutos hidrofílicos: substâncias polares e íons. Ex: glicerol, Na+
[pic]
A solubilidade de substâncias polares e iônicas é aumentada quando elas possuem grupos funcionais, como hidroxila (OH), carbonila