Água
Circular para
Sistemas de Geração e
Distribuição de Água Purificada na Indústria Farmacêutica
Kátia Anunciata dos Santos e Eli Alves da Cruz
Introdução
Na ótica da engenharia ambiental, o conceito de qualidade da água é muito amplo. Isto por que devido às suas propriedades de solvente e à sua capacidade de transportar partículas, a água incorpora diversas impurezas, as quais definem sua qualidade (Sperling, 1996).
A terra poderia ser chamada de planeta-água. As águas superficiais ocupam 71% do planeta, o potencial hídrico subterrâneo é 100 vezes maior que o potencial das águas superficiais.
As águas subterrâneas têm maior pureza e representam uma reserva permanente.
Entre as reservas subterrâneas mais vastas encontra-se o Aqüífero Guarani, que está localizado em rochas da Bacia Sedimen-
34 Fármacos & Medicamentos 50 - Janeiro/Fevereiro de 2008
tar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2. Este aqüífero pode conter mais de 40 mil quilômetros cúbicos de água, o que é superior a toda a água contida nos rios e lagos de todo o planeta. O Brasil tem, provavelmente, as maiores reservas de água do mundo. Estas reservas estão distribuídas em todo o território nacional.
Água potável
O conceito de qualidade da água encontra-se relacionado à utilização e às características apresentadas pela água, por sua vez determinadas pelas substâncias nela presentes.
O padrão de potabilidade da água é composto por um conjunto de características (parâmetros) que lhe confere qualidade para o consumo humano.
No Brasil, o Ministério da Saúde, em consonância às ações de vigilância sanitária, estabeleceu um padrão para a potabilidade da água, regulamentado pela Portaria
MS nº 518/2004.
Água purificada nas indústrias farmacêutica, cosmética e afins
Na indústria farmacêutica a água purificada pode ser considerada uma das mais importantes matérias-primas, pois está envolvida diretamente na