Motor de Repulsão
Há um grupo de motores que são os motores é equipado com comutador e escovas. Este grupo é formado por duas classes: 1) os que funcionam segundo o princípio da repulsão(motores de repulsão), nos quais a energia é transferida indutivamente do enrolamento do campo monofásico do estator para o rotor e 2) os que funcionam segundo o princípio dos motores-série, nos quais a energia é transferida condutivamente tanto para o campo monofásico do estator como para a armadura do rotor, à qual está ligado em série.
Princípio de Construção
A concepção de um motor de repulsão prevê um enrolamento elétrico para o estator e rotor de montagem, além de ímãs não permanentes para gerar um campo eletromagnético. Escovas elétricas estão posicionadas sobre o conjunto do rotor através de um comutador, e a corrente é passada através deles para o rotor, enquanto em contato inicia a operação do motor. Uma vez que o motor de repulsão atinge uma alta taxa de velocidade, as escovas são normalmente retiradas, e o motor funciona como um motor de indução típico.
Isto fornece torque ao motor de repulsão em baixas velocidades e padroniza o desempenho do motor em altas velocidades. Um mecanismo de curto-circuito é também construído dentro do motor a fim de quebrar a ligação com o comutador, de modo que ele pode funcionar como um motor de indução e também têm a capacidade de inverter a rotação.
Os inconvenientes do projeto de construção de uma máquina como o motor de repulsão incluem a concepção mecânica complexa das escovas de contato e o fato de que foi modelado após iniciar a funcionalidade do motor de corrente contínua (DC). É um motor de fase única, o que significa que usa corrente alternada executada por meio de um conjunto de estatores com um enrolamento elétrico, mas o estator em si tem até oito pólos magnéticos.
O conjunto de rotor se assemelha à forma de uma armadura, sendo incorporado a um motor de corrente contínua, por isso é muitas vezes referida como uma