CMC no fluido
UNIVERSIDADE INTEGRADA DO BRASIL
TRABALHO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO 1
Assunto: REDUTOR DE FILTRADO
Autor: Felippe José
1– fluido de Perfuração O fluido de perfuração consiste em uma mistura de sólidos, líquido e produtos químicos e por vezes de gases. Do ponto de vista químico pode assumir ema suspensão, dispersão coloidal ou emulsão; do ponto de vista físico assumem comportamento de um fluido não-newteano, relação de taxa de cisalhamento e taxa de deformação não é constante.
O fluido de perfuração desempenha varias funções no processo de perfuração, tem como função principal
1. Resfriamento e lubrificação da broca;
2. Manutenção da estabilidade do poço;
3. Remoção dos resíduos formados durante a perfuração e o transporte destes para a superfície;
4. Garantia de uma adequada avaliação da formação geológica;
5. Controle das pressões de formação;
6. Controle da corrosão;
7. Minimização dos danos no reservatório;
8. Minimização dos impactos ambientais.
A sua classificação é feita em função da sua composição, baseando-se no constituinte principal da fase contínua ( dispersa ) ou descontinua (dispersante), sendo classificados em: fluidos à base de ar ou de gás, fluidos à base de óleo, fluido sintético e fluidos à base de água.
2– Fluido à base de água
Nos fluidos de perfuração à base de água, o principal constituinte é a água. A água tem como função serem o meio dispersante dos aditivos químicos presentes no fluido. Dependendo de sua natureza, a água pode ser doce, dura ou salgada.
A classificação do fluidos a base de água pode ser definido de acordo dos seus aditivos de forma que se apresentam como inibidos e não inibidos. Os inibidos são o que apresentam aditivos ativos, que servem para rochas ativas, pois retardam a interação do fluido com as rochas. Por outro lado o não inibidos utilizam aditivo inerte, que é usado para rochas superficiais e inconsolidadas.
3– Aditivos de fluido