Estudo de Caso Etna
CASO ETNA
A Etna Home Store foi inaugurada em agosto de 2004, em São Paulo, com o objetivo de oferecer uma solução de decoração completa e integrada para toda a casa, que possibilite desde mudanças pontuais a renovações completas nos ambientes.
Voltada para o público de alto poder aquisitivo, a Etna é considerada a maior loja de arquitetura e decoração do país, com 120 mil m² de área construída.
MIX DE PRODUTOS
As coleções de móveis da Etna são divididas basicamente em três estilos: Cidade (segue tendência contemporânea européia, usando referências que vão do pop ao clássico), Geo (utiliza referências regionais do Brasil e de outros países) e Neutro (valoriza a simplicidade, com cores clean, detalhes suaves e materiais naturais).
No entanto, na Etna, os clientes não encontram somente móveis, mas também utensílios para casa e escritório, objetos de decoração brinquedos, materiais para iluminação, além de uma ampla linha de eletrodomésticos e portáteis.
Lazer
Além do espaço destinado à exposição de produtos, a Etna dispõe de uma grande área de lazer, com quiosque para café, restaurante, infantário, auditório para cursos, floricultura, livraria e estacionamento com capacidade para até 180 carros.
Questões para o Grupo
Contextualização
A constituição da Etna derivou-se da visão estratégica dos fundadores do Grupo Vivara, um dos mais imponentes grupos no nicho de joalheria do país, que se encontrava, após um ciclo acelerado de crescimento, numa fase de estabilização e limite de crescimento.
O objetivo dos fundadores, comandados por Nelson Kaufman, era identificar oportunidades para ampliar sua atuação através de novos nichos de mercado e que pudessem dispor de todo um potencial de crescimento condizente com o seu recente passado de sucesso.
Enxergou no mercado de varejos de móveis, cujo cenário naquele momento era bem pulverizado, com baixa organização e sem estrutura profissional,