Ergonomia
Adriana da Silva1; Etna Marzolla Gutierres2 e Leandro Hubner da Silva3
1Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa Gado de Corte
2Terapeuta Ocupacional
3Professor Orientador da Faculdade Estácio de Sá.
Introdução: Este trabalho tem como objetivo avaliar as condições ergonômicas de trabalho dos vaqueiros que atuam em produção de gado de corte. Para o estudo da ergonomia é importante conhecer as características do homem, dos equipamentos, do ambiente físico, além de consequências do trabalho, utilizando, a Análise Ergonômica do Trabalho. As principais atividades no trato com os bovinos, descritas pelos trabalhadores envolvem: pesar, inseminar, tatuar, curar umbigo, e vacinar. Também compreende alimentar, fazer anotações referentes ao estado dos animais e conferir o estado das cercas dos piquetes. Além destas, algumas funções específicas eram realizadas como: executar as funções de desmamar bezerros, observar o cio, aplicar medicamento para sincronização de cio e desempenhar atividades inerentes aos diversos projetos de pesquisa. As rotinas desenvolvidas nas propriedades rurais apresentam diversos riscos para a saúde dos trabalhadores, seja pela exposição a perigos eminentes como as intempéries, animais peçonhentos, agrotóxicos e máquinas e implementos agrícolas ou pelo excessivo desgaste físico para a realização das atividades (SANTOS, 2010).
Objetivo: Avaliar as condições dos postos de trabalho dos vaqueiros de gado de corte (levantamento, transporte e descarga de materiais, mobiliário, equipamento) e propor medidas corretivas para melhorar as condições de trabalho dos vaqueiros.
Metodologia: Utilizou-se uma ficha de identificação do trabalhador, um questionário de investigação, observação das atividades realizadas e registro fotográfico. O estudo apresentou-se observacional, quanti-qualitativo, transversal e prospectivo, com amostra total constituída por dez vaqueiros do