Reometria
SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Karina Macagnam
REOMETRIA
CURITIBA
12/03/15
INTRODUÇÃO
FLUIDOS
Os fluidos são parte fundamental do nosso dia-a-dia. Quando pensamos em fluidos, imaginamos algo contrário a matéria sólida, algo que não mantenha forma definida. De certa maneira, estamos certos. Um fluido pode ser definido como uma matéria que se deforma continuamente sob a ação de uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena ela seja.
Com isso em mente, é possível afirmar que a definição de fluido abrange tanto a matéria em fase líquida quanto a matéria em fase gasosa.
Um fluido newtoniano é um fluido em que cada componente da tensão cisalhante é proporcional ao gradiente de velocidade na direção normal a essa componente. Um fluido não-newtoniano é um fluido cuja viscosidade varia proporcionalmente a energia cinética que se imprime a esse mesmo fluido, respondendo de forma quase instantânea.
REOMETRIA
A reometria é uma técnica usada para medir a viscosidade de fluidos. A reometria estabelece uma relação entre a tensão e a taxa de cisalhamento apresentada pela amostra de fluido. Para este estudo, foi utilizado um reômetro de Brookfield. Este equipamento é de geometria controlável, visto que a deformação imposta para as diferentes amostras testadas é sempre a mesma.
A reometria é importante para o correto dimensionamento de tubulações, bombas, trocadores de calor, misturadores e equipamentos industriais que lidem com fluidos no geral. Também é utilizada para determinar o prazo de validade de produtos como cosméticos ou alimentos.
METODOLOGIA
OBJETIVOS
O experimento realizado em laboratório teve como objetivos determinar os parâmetros reológicos das amostras de glicerina e de solução de CMC em glicerina, bem como classificá-los como newtoniano ou não-newtoniano, e, dentro desse último, como dilatante ou pseudo-plástico.
Para isso, nos valemos da Lei da Potência:
(
Considerando que
temos