Atividades Praticas
Resumo
Nosso projeto é um motor eletrostático simples, que é baseado em garrafas de alumínio de 473 mililitros com folhas de alumínio fixadas em sua circunferência externa central, colocadas entre uma garrafa de plástico de 600 mililitros. O funcionamento do projeto, que em nosso caso é a rotação da garrafa central, pode ser obtido a partir de diversas fontes de energia eletrostática de baixas corrente diferentes, mas pode girar com velocidade bastante alta, até mesmo acima de 1.000 RPM. Em nosso experimento é utilizado um Flyback de um monitor antigo, que gera uma tensão de 3,3k volts contínuo.
O motor eletrostático foi desenvolvido por Benjamin Franklin no ano de
1748 e baseia-se em forças de atração entre cargas elétricas de sinais contrários e de repulsão entre cargas de mesmo sinal. O funcionamento é possível por causa do aparecimento de cargas elétricas induzidas no rotor que são atraídas por cargas elétricas das hastes do estator, dando inicio à força eletrostática que cria o torque do motor, mostramos o contato das cargas elétricas. O encontro das cargas negativas e positivas, o braço de alavanca será nulo e o momento resultante é mínimo. Para o momento ser máximo os módulos das forças de atração e repulsão entre as placas do rotor e a haste do estator forem iguais. Ao girar, a carga positiva acumulada em uma das placas do rotor passa próximo da carga negativa, produzindo faísca elétrica que inverter a carga, passando-a para negativa. A maneira oposta ocorre quando essa carga negativa passa perto da positiva. A troca de sentido da força de interação entre as cargas passa de atração para repulsão, o que contribuirá para o momento resultante do eixo do motor.
2
Introdução
Nosso projeto é um motor eletrostático simples, que é baseado em garrafas de alumínio de 473 mililitros com folhas de alumínio fixadas em sua circunferência externa central, colocadas entre uma