Atividade prática
ALUNA: ANA LUIZA SOUZA DE FARIA LÔBO MÉTODOS E PROCESSOS DE INTERVENÇÃO EM ENFERMAGEM II
DIÁRIO DE CAMPO
Nos dias 11, 15, 17, 18 e 22 de Julho de 2013 foram desenvolvidas as atividades práticas na sala de curativos no Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho.
Durante esse período, pôde-se observar uma grande quantidade de feridas. Os tipos encontrados no campo de prática foram úlceras venosas e feridas operatórias (incisões cirúrgicas), sendo estas classificadas conforme a presença de microorganismos como limpa (isenta de microorganismos) e infectada (presença de agente infeccioso local).
Foram observadas as características do leito das feridas, que apresentavam tecidos viáveis como granulação e epitelização e tecidos inviáveis como necrose de liquefação e tecido fribrinoso. Algumas feridas apresentavam exsudato em grande quantidade, odor fétido, fibrina, possível presença de bactérias e fungos, descamação, crosta, edema, hiperpigmentação, bordas irregulares, bordas flutuantes e bordas contraídas.
Os cuidados de enfermagem realizados nas feridas foram: a limpeza utilizando solução fisiológica 0,9%; utilização de coberturas como o AGE e algumas pomadas (colagenase, neomicina, dexametasona e fibrinase) ; oclusão com gaze, micropore estéril, atadura e esparadrapo e desbridamento mecânico com pinça e bisturi. Dependendo da extensão da ferida e das características eram usadas mais de um tipo de coberturas, por exemplo, AGE no tecido de granulação e neomicina em regiões com presença de microorganismos.
Outro cuidado realizado foi a retirada de pontos, utilizando material estéril como a pinça e o bisturi nº 11. É importante lembrar que o movimento do bisturi é de baixo para cima para cortar o fio, tomando cuidado para não ocasionar lesões. As suturas vistas eram de 2 tipos: as contínuas e o interrompidas (ponto a ponto).
Vale ressaltar que, em alguns casos o cuidado das feridas foi prejudicado devido à