água
O desperdício de água é um tema grandemente discutido a água por ser uma fonte esgotável apesar do seu ciclo, pois com o desperdício e poluição as fontes potáveis se esgotarão, por isso é importante visarmos meios de conscientização como este projeto.
As crianças são os futuros adultos e se através de instrumentos conscientizadores conseguirmos implantar a necessidade de se preservar o meio ambiente e tudo o que ele nos fornece, elas crescerão sabendo a importância de se respeitar a sua principal casa a Terra.
É difícil encontrar uma criança que não goste de brincar com água, seja na piscina, no mar, no rio ou até no quintal de casa. Pode ser que algumas briguem para entrar no banho – mas só até elas perceberem que brincar dentro no chuveiro também pode ser uma delícia. Mas aí mora um grande problema: a água não é brinquedo e não pode ser desperdiçada. Cerca de 97% da água que existe no planeta é salgada. Do restante, 2% está congelada e somente 1% encontra-se disponível para nada menos que 7 bilhões de pessoas, população atual da Terra. O resultado desse cenário é que nem todo mundo tem acesso à água. Em regiões da África e do Oriente Médio existem pessoas que não encontram água potável e tem que recorrer á compra. Segundo os parâmetros curriculares nacionais:
A vida cresceu e se desenvolveu na Terra como uma trama, uma grande rede de seres interligados, interdependentes. Essa rede entrelaça de modo intenso e envolve conjuntos de seres vivos e elementos físicos. Para cada ser vivo que habita o planeta existe um espaço ao seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem, por meio de relações de troca de energia: esse conjunto de elementos, seres e relações constitui o seu meio ambiente.
Explicado dessa forma, pode parecer que, ao se tratar de meio ambiente,