agente cominutario de saude
533 palavras
3 páginas
AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDEAcredita-se que por serem (os agentes) pessoas do povo, não só se assemelham nas características e anseios deste povo, como também preenchem lacunas, justamente por conhecerem as necessidades desta população. Acredito que os agentes são a mola propulsora para a consolidação do Sistema Único de Saúde, a organização das comunidades e a prática regionalizada e hierarquizada de assistência, na estruturação dos distritos sanitários. Ser agente de saúde é ser povo, é ser comunidade, é viver dia a dia a vida daquela comunidade.(...) É ser o elo de ligação entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida. É ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde. O agente comunitário é o mensageiro de saúde de sua comunidade. (Dirigente da Fundação Nacional de Saúde,
Brasil, 1991, p.5
CONCEITO:
O PACS foi criado pelo Ministério da saúde em 1991 visando contribuir para melhor qualidade de vida investindo maciçamente na educação e saúde.
Eles atuam com o elo da necessidade e saúde e o que pode ser feito para melhoria das condições de vida da comunidade.
Em 1996 consideram corajosos os ACS nos serviços de saúde por ser uma incorporação quase imediata, de baixo custo e por facilitar a mediação entre a população e o serviço de saúde através principalmente das ações educativas e de promoção a saúde. Porém o PCS foi regulado efetivamente em 1997, quando deu inicio ao processo de consolidação de recursos do âmbito do SUS.
Este programa foi inspirado em experiências de prevenção de doenças por meio de informação e orientação sobre os cuidados da saúde. O desenvolvimento das principais ações desse programa se dá por meio dos Agentes Comunitários.
Caracterizado pelo exercício de atividades de prevenção a doenças e promoção a saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidades com as diretrizes do SUS e