Trabalho sobre multivibrador astável
DE
ELETRÔNICA
MULTIVIBRADOR ASTÁVEL
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Multivibradores:
Na eletrônica, de modo geral, os multivibradores são circuitos capazes de gerar ondas quadradas ou retangulares. “A circuit that is designed to go quickly from cutoff to saturation will produce a square or rectangular wave at its output” (Um circuito que é projetado para alternar rapidamente entre a saturação e o corte, irá produzir uma onda quadrada ou retangular), essa passagem é o princípio de funcionamento dos multivibradores.
Os multivibradores são classificados de acordo com o número de estados estacionários do circuito, são eles astável (não possui estados estáveis), monoestável (possui um estado estável) e biestável (possui dois estados estáveis).
Multivibrador astável:
O multivibrador astável é um circuito que não possui estados estáveis, ou seja, é um circuito de funcionamento contínuo.
O multivibrador astável é composto por quatro resistores, dois capacitores e dois transistores, representado graficamente na figura 01. Os transistores funcionam como chaves elétricas, alternando o processo de carga e descarga dos capacitores. Esses, por sua vez, definem, através do seu tempo de carga, o período de oscilação do circuito.
Figura 01: Circuito multivibrador astável.
No multivibrador, independente da simetria do circuito, na prática, sempre haverá uma pequena discrepância entre os valores dos componentes, o que fará com que ocorra um desequilíbrio e, conseqüentemente, um enquadramento inicial em um dos dois estados, “TR-1”, ou “TR-2”, saturado (conduzindo) e, respectivamente, “TR-2”, ou “TR-1”, cortado. A figura 02 representa o momento inicial em que “TR-1” está saturado.
Figura 02: Instante inicial do multivibrador, “TR-1” saturado.
Conforme mostra a figura 02, o capacitor “C-1” inicia o seu processo de carga tendendo a “+Vcc ”, enquanto “C-2” tende a “-Vcc ”, ambos com constantes de tempo dadas por “τ1=R2C1 ” e “τ2=R4C2 ”. Pode-se