Placa de Circuito Impresso
Luisa Cassa Cardozo – luisacassa@hotmail.com
Nathália Pazeto Del Puppo – nathalya_dp@hotmail.com
Thiago Gomes Zanette – thiago-zanette@hotmail.com
Prof. Orientador: Júlio Madureira – jmadureira@ifes.edu.br
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo racionalizar uma maneira prática para a implementação de qualquer projeto eletroeletrônico. A maneira aqui descrita é a mesma utilizada nas aulas práticas do campus.
O projeto escolhido foi o Multivibrador Astável, o qual foi feita a simulação em sala de aula, com o auxílio de softwares específicos para a montagem de circuitos. Além disso, houve a montagem prática do projeto utilizando o protoboard.
Espera-se como resultado do projeto em questão, que além da montagem técnica, haja um entendimento por parte das pessoas que não conhecem as utilidades do projeto realizado.
PALAVRAS-CHAVE
Circuitos elétricos; Multivibrador Astável; Frequência/período variável; Projetos elétricos; Simulação de circuitos. 1-INTRODUÇÃO Com o intuito de tornar mais fácil a implementação de projetos elétricos, todas as montagens de circuitos em Placas de Circuitos Impressos passam primeiramente por um estudo de projetos que envolvem tanto simulação quanto a pré-montagem em um protoboard.
Os circuitos impressos foram criados em substituição às antigas pontes de terminais onde se fixavam os componentes eletrônicos, em montagem conhecida no jargão de eletrônico como montagem "aranha", devido a aparência final que o circuito tomava, principalmente onde existiam válvulas eletrônicas e seus múltiplos pinos terminais do soquete de fixação.
O circuito impresso consiste de uma placa de fenolite, fibra de vidro, fibra de poliéster, filme de poliéster, filmes específicos à base de diversos polímeros, etc, que possuem a superfície coberta numa ou nas duas faces por fina película de cobre, prata, ou ligas à base de ouro, níquel entre outras, nas quais são desenhadas pistas