Enfermagem
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da teoria humanista das enfermeiras Josephine Peterson e Loretta Zderad e a o ponto de vista da Faye Abdellah com a teoria conhecida como addellah que enfatiza a prestação de cuidados de enfermagem para pessoa como um todo, e apresentar, analisar e discutir , através de uma revisão bibliográfica. as questões centrais das teoristas, como enfermeiras e pacientes interagem, e como as mesmas podem desenvolver a base do conhecimento para a ação de enfermagem, motivadas por questões individuais em situações de enfermagem e crença sobre a natureza, foram fortemente influenciadas por Hussel, Marcel e Buber. Continuaram a examinar, questionar, explorar e analisar suas experiências e de outras enfermeiras, na tentativa de identificar os fenômenos relevantes para a enfermagem. A enfermagem, considerada como um diálogo vivo pode ser adaptado no nosso cotidiano se transformarmos cada encontro em momento significativo, não somente como contato físico. Dessa forma, substituímos o estar com pelo fazer com.
Sabendo-se que o enfermeiro na prática profissional, desenvolve sua atividade através de consultas de enfermagem em ambulatórios, domicílios, centros de saúdes, maternidades e instituições hospitalares. Participa do processo educacional em escolas, universidades e empresas, é preconizado que este profissional ultilize-se desses diferentes espaços para a efetiva implantação do cuidado inclusive de enfermagem com abordagem humanista aos clientes diferenciados.
A teoria humanista de enfermagem foi escolhida para este estudo, pois compreende os fundamentos e significados humanos de enfermagem e direciona o seu desenvolvimento através da exploração de sua relação com o contexto humano, oferecendo uma visão mas ampla deste potencial. Neste sentido, consideramos ser de extrema importância a necessidade de o profissional enfermeiro preparar-se para aprofundar estudos, atualizar diferentes situações, tornando se