Relatorio de microbiologia
Disciplina: Biologia de Microrganismo
AULA PRÁTICA 03: ESTERILIZAÇÃO DE VIDRARIA ATRAVÉS DE CALOR ÚMIDO
1. Podemos esterilizar placas de Petri utilizando calor seco? Justifique sua resposta. Pode só que a esterilização das placas em calor seco levaria mais tempo do que quando se usa o calor úmido. O calor úmido tem poder de penetração superior ao calor seco, pois o vapor tem uma grande capacidade de circulação.
2. Por que deve-se ter tantos cuidados com a assepsia, quando se trabalha com microrganismos? A assepsia é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microrganismos num meio em que se trabalha mantendo-o asséptico, ou seja, o meio que está livre de infeção, pois a infeção pode alterar os resultados de pesquisas.
PARTE 2: PREPARAÇÃO DE MEIO DE CULTURA
1. Para que serve o meio de cultura? Os meios de cultura destinam-se ao cultivo de microrganismos contendo nutrientes necessários além de condições indispensáveis para o crescimento do microrganismo. 2. Qual a temperatura e tempos ideais para esterilização de meios de cultura em autoclave? Temperatura 121°C por cerca de 15 minutos.
3. Por que os meios de cultura não devem ser esterilizados dentro da placa, como no caso dos tubos e frascos Erlenmeyer? Deve-se a disposição espacial da placa, pois durante a esterilização o meio pode expandir e o recipiente não o comportar. 4. Por que os meios de cultura não devem ser esterilizados na estufa de esterilização? Porque na estufa de esterilização, devido as altas temperaturas, o meio vai entrar em ebulição, e nestas condições, a qualidade química do meio pode ser comprometida, o líquido pode danificar o equipamento ou acarretar um acidente no laboratório.
5. O que é e para que serve o ágar no meio de cultura? Por que não se usa gelatina para solidificar meios de cultura? É importante para mantem o meio de cultura