Água
Objetivo
A proposta desse experimento é demonstrar aos estudantes que a descontaminação da água pode ser realizada por eletrofloculação, por meio de um desenvolvimento prático simples.
Materias
I. Bateria de 9V
II. 2 pregos comuns
III. 2 fios de cobre (20 cm de comprimento)
IV. Garras do tipo "jacaré"
V. 1 béquer de 50 mL
VI. Cloreto de sódio (sal de cozinha)
VII. Corante alimentício, café ou refrigerante de cola
VIII. Filtro de papel de pro fino e coador (do tipo para café)
Experimento
Adicione aproximadamente 30 mL de H²O em um béquer de 50 mL, contendo certa de 100 mg de sal de cozinha (NaCl) e algumas gotas de corante alimentício, café ou refrigerante de cola.
O corante, foi adsorvido pelo carvão ativado de maneira mais eficiente em presença de campo magnético do que sem a atuação do mesmo.
0 50 100 150 200 250
40
60
80
100
300
350
400
450
500
550
Tempo/min B Concentração/mgL
-1
AAssim, o Dispositivo Indutor de Adsorção, DIA, baseados na aplicação de um campo magnético uniforme apresentou-se como um equipamento promissor no tratamento de efluentes contaminados por corantes. A eletrofloculação apresenta-se como uma alternativa frente aos tratamentos de efluentes tradicionais. A técnica limita o uso de substâncias químicas utilizadas como agentes coagulantes, que em excesso podem trazer malefícios ao ambiente. As bolhas de gás produzidas durante a eletrólise da água podem levar o contaminante ao topo da solução, local em que pode ser concentrado e removido mais facilmente por flotação. Com isso pode-se concluir que os dois métodos são