As 4 Causas em Aristóteles
Progressão Parcial de Filosofia
São Paulo
10/11/13
Renato Souza Pasqual Nº44 3ºc
Progressão Parcial de Filosofia
As Quatros Causas
Por Aristóteles
São Paulo
10/11/13
Indice_________________________________________________________________
Introdução________________________________________________________________
A história da filosofia não se inicia com Aristóteles, mas a historiografia da filosofia sim. Aristóteles foi o primeiro filósofo que, de forma sistemática, estou, registrou e fez a crítica das obras dos filósofos anteriores. No primeiro livro da Metafísica, ele resume os ensinamentos de seus predecessores a partir de seus ancestrais intelectuais distantes. Pitágoras e Tales, até Platão, seu professor por vinte anos. Até os dias de hoje Aristóteles continua a ser uma das mais exaustivas, e das mais confiáveis, fontes de nossa informação sobre a filosofia em sua infância.
Aristóteles________________________________________________________________
As Quatro Causas
As Quatro Causas
Aristóteles oferece uma classificação dos primeiros filósofos gregos de acordo com a estrutura de seu sistema das quatro causas. Para ele, a investigação filosófica é acima de tudo uma investigação sobre as causas das coisas, das quais há quatro diferentes tipos:
1. A causa material
2. A causa eficiente
3. A causa formal
4. A causa final
Vejamos, a partir de um exemplo grosseiro, o que ele tinha em mente, quando Alfredo prepara um risoto, as causas materiais do risoto são os ingredientes que ele utiliza para prepará-lo, a causa eficiente é ele mesmo, o cozinheiro, a causa formal é a receita e a satisfação dos clientes do restaurante é a causa final. Aristóteles acreditava que um entendimento científico do universo exigia uma investigação sobre a operação no mundo das causas de cada um desses tipos.
Os primeiros filósofos, que viviam na