Estudo de caso CTC
A Gestão do Conhecimento no Contexto
Organizacional Brasileiro: Um Estudo de Caso no Centro de Tecnologia
Canavieira (CTC)
Disciplina: Gestão do conhecimento
Introdução
O presente artigo investiga e analisa as concepções, motivações, práticas e resultados de “gestão do conhecimento” (GC) efetivamente implementados em uma organização genuinamente brasileira.
Empresa estudada
Centro de Tecnologia Canavieira - CTC
O CTC é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Piracicaba, SP, Brasil. Objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável do país, através de pesquisa, desenvolvimento e difusão de: (i) novas tecnologias para aplicação nas atividades agrícolas, logísticas e industriais dos setores canavieiro e sucroalcooleiro, (ii) desenvolvimento de novas variedades de cana de açúcar e (iii) controle de pragas. Possui programas de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de melhoramento genético, fitossanidade, biotecnologia, agronomia, mecânica agrícola e industrial, produção de açúcar, álcool e energia.
Como ocorreu o estudo?
A pesquisa de campo foi realizada na cidade de
Piracicaba, SP, no período compreendido entre 19 de março de 2005 a 12 de abril de 2005. Para o estudo em sua totalidade de 17 entrevistas semi-estruturadas as quais resultaram em 35 horas de gravações e 533 páginas de transcrições. A pesquisa documental coletou e selecionou aproximadamente 1600 páginas.
Escopo de atuação
O escopo de atuação da área da GC no CTC envolve não somente a gestão da própria área, bem como também as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação e Relações Institucionais. A equipe da área é formada por bibliotecárias, analistas de sistemas, analistas de suporte e jornalistas, permitindo uma abordagem multidisciplinar do processo de GC. A premissa aqui presente é o fortalecimento dos elementos do contexto capacitante, como a diversidade de formações