Metafisica
Professor: Luís Felipe Ribeiro
Aluna: Madara Luiza
Data: 11 de Dezembro de 2014
1. Por que a metafísica de Aristóteles pode ser considerada uma etiologia (ou arqueologia), uma ontologia, uma teologia e uma ousiologia?
A metafísica de Aristóteles pode ser considerada uma etiologia, pois esta, busca conhecer a causa primeira das coisas, o fundamento da realidade, segundo Aristóteles, que afirma que há uma ciência primeira das coisas, que vai estudar as causas, sendo elas material, formal, eficiente e final.
Pode ser considerada também uma ontologia pois estuda o ser enquanto ser, a pura existência do ser e o ser em geral, não tendo um objeto particular.
Pode ser considerada uma teologia, que é o estudo de Deus, pois a Aristóteles acredita em um conceito de Deus como a causa eficiente, aquele que da inicio as coisas e a causa final, o bem. Deus para Aristóteles é um ato puro. E também, uma teologia, pois Aristóteles tem deus como ser enquanto ser, sendo também uma ontologia. Dando um viés a metafisica de que nós seres mortais não podemos nos retirar do todo para enxergar o todo, mas existe um Deus que não é o todo e, portanto consegue ser o eficiente e o final.
Pode ser considerada uma ousiologia, pois, esta estuda a essência do ser, a substancia. Para podermos enxergar o ser, necessitamos da substancia. Para Aristóteles tudo é composto de forma e matéria, a forma é imutável, pois define as coisas, já a matéria com que elas são feitas podem mudar, e a substancia é única para cada forma existente, tendo então a ousiologia como um dos principais estudos da metafisica.
2. Como resolver o aparente paradoxo de que a metafísica seja “ciência de todas as coisas” e “ciência de coisa nenhuma”?
A metafisica pode ser considerada ciência de todas as coisas, pois estuda todas as coisas que são ser enquanto ser, então estuda a essência, e o que há de comum de todo o ser. Porém é ciência de coisa nenhuma, pois não se aprofunda em nenhuma