Resenha do filme Tucker: O homem e seu sonho
FACULDADE INTERATIVA COC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resenha do filme Tucker: O homem e seu sonho
No filme Tucker: O homem e seu sonho gravado em 1988, Jeff Bridges interpreta Preston Tucker, um homem com o sonho de construir o carro perfeito. Logo no inicio do filme somos apresentados aos elementos base do conto, Tucker tem uma família amorosa, sorri muito e geralmente parece ser um sujeito enérgico, que não quer nada mais do que construir um automóvel, mas não aceitava não como resposta.
Financiado pelo empresário Abe (Martin Landau), Tucker começa a montar sua equipe e promover a sua nova empresa.
Esse filme foi baseado na história real de Preston Tucker um projetista americano, que no final da década de 40 desenvolveu um carro com um design revolucionário para a época e que por isso, enfrentou a ira das grandes indústrias do setor. Seu sonho durou exatamente a fabricação de 50 unidades do Tucker, falindo em seguida. Esta história é interessante para vermos como um país consegue acabar com empresários brilhantes fraudando documentos e destruindo grandes projetos. Tudo isso envolvido em interesses financeiros, protegendo poderosos industriais e ajudando-os a continuar vendendo suas tecnologias ultrapassadas interrompendo o avanço tecnológico que se iniciaria na indústria automobilística norte-americana. Impedindo que uma nova tecnologia fosse colocada no mercado, as indústrias da época podiam continuar vendendo seus automóveis sem se preocuparem em alterar suas fábricas e processos de fabricação. Afinal de contas, quem comprasse um automóvel sem os avanços tecnológicos, alguns anos depois iria querer comprar outro de melhor tecnologia.
Assim, a indústria venderia automóvel a uma mesma pessoa duas, três ou até mesmo quatro vezes no decorrer de uma década. Quanto mais vezes fossem divididas os avanços tecnológicos, mais automóveis seriam vendidos no total. Em 1940, inaugurou em Ypsilanti,