Água e Transportes
Além de ser considerada um bem valioso e uma fonte para a grande diversidade da vida, a água também é um recurso natural de transporte altamente estratégico.
Como nosso planeta possui grande quantidade de água, as pessoas sempre tiveram que pensar em formas inteligentes e criativas de aproveitar esse prêmio da natureza. No que desrespeito aos meios de transportes pela água, isto não foi diferente, pois há cidades que são cercadas por água.
Assim, desde os primórdios da humanidade, já existiam os transportes aquáticos. O mais primitivo que se tem conhecimento é a embarcação feita com troncos de árvores. Era muito simples confeccioná-las, bastava pegar troncos de árvores grossos e uni-los com fibras vegetais bem resistentes. Pouco mais tarde este invento se aprimorou transformando-se nas jangadas, que também evoluíram transformando-se nos barcos à vela.
Na utilização de transportes aquáticos, existem muitas vantagens, como por exemplo, é uma forma mais competitiva para o transporte de carga, pois tem menos gastos com peças, rodas, pneus e principalmente, com combustíveis, carrega qualquer tipo de carga e também transporta maior quantidade de carga por viagem. Mas, também há desvantagens, como por exemplo: há maior demora no transporte pelo fato da velocidade de transporte ser mais baixa; maior exigência de embalagens, pelo fato da umidade poder estragar os produtos; os portos de carregamento são distantes aos centros de produção; frequentes congestionamentos nos portos; os rios das regiões mais povoadas do Brasil apresentam muitos desníveis e quedas-d’agua, são rios tipicamente de planalto, limitando assim a expansão das hidrovias no Brasil.
Brasil e a utilização dos transportes aquáticos.
Chamamos de hidrovias qualquer via navegável, utilizada por meios de transporte aquáticos para transportar mercadorias e passageiros, em oceanos, mares, lagos, rios, ou canais. No que se refere à quantidade de hidrovias, nosso país também é