Reuso de agua pluvial em empresa de transporte
2.1 Reuso da Água
O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não.
2.2 Reuso indireto não-planejado da água:
É aquele em que a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.
2.3 Reuso indireto planejado da água:
É aquele no qual os efluentes depois de tratados são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para sem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de alguma necessidade.
O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outros efluentes que também atendam aos requisitos de qualidade do reuso objetivado.
2.4 Reuso direto planejado das águas:
É aquele cujos efluentes, depois de tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso. Já vem sendo praticado por indústrias e em irrigação.
3. APLICAÇÕES DO SISTEMA
3.1 Com a aplicação do ETAR - Estação de Tratamento de Água de Reuso
Possibilita a reutilização de toda a água coletada no pátio de lavagem de veículos, proporcionando uma economia de até 70% das despesas com água. O melhor processo a ser implantado, é o método de Flotação, pois com o sistema de gradeamento, os sólidos brutos como objetos grandes, tecidos, pedaço de ferro, madeiras e outros são removidos, até porque causam danos aos equipamentos. Os matérias sedimentáveis encontrados nas águas residuárias, são separados pelo meio de Flotação e Sedimentação. Algumas aplicações para reuso da