O ROCK ALÉM DO SOM: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA

5262 palavras 22 páginas
O ROCK ALÉM DO SOM: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA
Amanda Veloso Garcia - UNESP/Campus de Marília1
Introdução
Ao considerarmos a imensa variedade de estilos a que o gênero “Rock” se refere, e especialmente as discordâncias quanto a estas classificações entre os adeptos do gênero, veremos que se constitui uma tarefa difícil a de identificar padrões sonoros comuns. Além do que, muitos daqueles que seguem alguns padrões sonoros relacionados ao estilo não são considerados roqueiros e são vistos como posers2.
Diante disso, nos parece que o rock não está ligado apenas aos riffs3 executados pelas guitarras, mas que há algo mais substancial nessa classificação que leva, por exemplo, a considerar alguém como Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza e tantos outros, cujas melodias não se caracterizam pelo “peso”, como roqueiros.
Como ressalta Chacon, “O rock não é, portanto, apenas um tipo especial de música, de compasso ou de ritmo. Restringi-lo a isso é não reconhecer sua profunda penetração numa parcela (cada vez mais) significativa das sociedades ocidentais” (CHACON, 1982, p. 7):

O rock é muito mais do que um tipo de música: ele se tornou uma maneira de ser, uma ótica da realidade, uma forma de comportamento. O rock é e se define pelo seu público. Que, por não ser uniforme, por variar individual e coletivamente, exige do rock a mesma polimorfia, para que se adapte no tempo e no espaço em função do processo de fusão (ou choque) com a cultura local e com as mudanças que os anos provocam de geração a geração. Mais polimorfo ainda porque seu mercado básico, o jovem, é dominado pelo sentimento da busca que dificulta o alcance ao porto da definição (e da estagnação . . .). (CHACON, 1982, p. 7)

1

amanda.hipotenusa@gmail.com
2 “Poser é um termo pejorativo, usado frequentemente nas subculturas punk, metal, gótico, entre outros, para descrever "uma pessoa que finge ser algo que ela não é", copiando vestimentas, vocabulário e/ou maneirismos de um grupo ou

Relacionados