História da Arte
O termo Pós-Impressionismo foi usado para designar a pintura que se desenvolveu de 1886, a partir da última exposição Impressionista, até o aparecimento do Cubismo entre 1907 e 1908.
- Inicialmente Gauguin estava ligado ao Impressionismo, a partir de 1888 as características de sua obra se acenturam aparecendo campos de cor bem definidos e delimitados por linhas de contorno visíveis. Na década de 1890 Gauguin viveu no Taiti e neste período suas obras registraram o espaço natural e a vida simples das pessoas.
- Cézanne não se preocupava em registrar o aspecto passageiro de um momento provocado pela constante mudança de luz solar. Ele buscava o permanente, a estrutura íntima da natureza. Coverte os elementos naturais em figuras geométricas, como cilindros, cones e esferas, desta forma influencia os artistas cubistas.
- A pintura de Henri de Tolouse-Lautrec apresenta como característica a capacidade de síntese, o contorno expressivo das figuras e a dinâmica da realidade representada. Este artista teve uma vida curta, no entanto, representou como nenhum outro a sociedade e o ser humano da “belle époque”.
- Ao morrer Vincent Van Gogh deixou uma obra plástica composta por 879 quadros, 1756 desenhos e 10 gravuras. Seus trabalhos iniciais eram sombrios e ligados à tradição holandesa do claro-escuro. Suas últimas obras mostram a paixão pelas cores intensas, que aprendeu com os artistas Impressionistas, praticamente não usava matizes a fim de representar a força das emoções.
Principais movimentos artísticos do século XX.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
-Ampliação das conquistas técnicas e do progresso industrial do século XIX. O capitalismo organizou-se e surgem os primeiros movimentos sindicais que passaram a interferir nas sociedades industriais.
- Conturbações políticas: Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, surgimento do Fascismo na Itália e Nazismo na Alemanha e finalmente, a Segunda Guerra Mundial.
- Conquista do espaço, uso crescente da computação