Água, uma gota de vida
Março/2014
Piripiri-PI
Água, uma gota de vida
Às vezes, imagino a imensidão que é o Oceano, mas, logo, minha mente perde suas dimensões. Ao olhá-lo, vejo um horizonte que fica mais e mais distante. É infinito! Mas sigo o olhar. E ela começa a entrar em seu interior e de repente, surgem diversas criaturas, nenhuma igual à outra. Percebo a sutilidade das águas-vivas que se assemelham a uma verdadeira obra-prima. Do outro lado, os corais passam rapidamente. Quase que imperceptíveis. Mais Adiante, baleias e tubarões deixam aquele lugar horripilante. Quanto mais eu penetro ali, mais coisas extraordinárias manifestam-se diante de mim. O Oceano é, sem sombra de dúvida, uma perfeita harmonia da Criação. Ele resguarda cada um de seus seres especiais em um gigantesco invólucro de água que corresponde a 97% da água existente no planeta Terra. Água é o que o mantém vivo!
Volto-me, agora, ao homem. Surge um panorama completamente impregnado da mais pura alienação que ele fez com próprias mãos, sem avaliar as consequências de seus atos, sem ao menos pensar em si mesmo, assim é o homem. A que ponto ele foi capaz de chegar! A pior dor que se resultou de tudo isso, a natureza sente, agoniza e aos poucos vai desaparecendo para sempre. A ganância frenética e a insensibilidade ditam as ações humanas. Hoje, o poderio econômico tornou-se um dos valores mais importantes que os países adotam veementemente. E para alcançá-lo, os recursos naturais são vitimados. Nenhum “acordo G” consistente foi firmado entre os grandes líderes mundiais. Quem ousaria diminuir seus índices econômicos? Ninguém. Manter posições primárias de desenvolvimento Internacional requer um alto custo para um país cujo preço é a própria natureza.
De todos os elementos inerentes à natureza em contínuo processo de degradação humana, a água, embora indispensável à vida, ainda não está no cerne dos grandes enfoques