Acido bas
Os ácidos e as bases são duas importantes classes de compostos químicos. (As bases são conhecidas também como álcalis, um nome antigo.) Provisoriamente os definimos como segue: (1)
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. São compostos capazes de fornecer íons de hidrogênio, H+,em solução aquosa.
Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e define-se como ácido clorídrico, como segue:
Já a base tem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). É um composto capaz de fornecer íons hidróxidos, OH– em solução aquosa, seriam as substâncias receptoras de prótons (H+).
Assim, hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base: (3)
|
Tais componentes podem ser encontrados de forma usual, em refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. Além de serem utilizados como matérias primas indispensáveis na aplicação industrial, chegando ter grande representação na atividade econômica de nosso país. (4)
Para determinar a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma solução, mede-se a concentração de hidrogênio iônico da mesma. Sendo, para isso, utilizada uma escala logarítmica inversa cujo nome é potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.
Matematicamente:
pH = –log [H+]
Ou:
pH = –log [H3O+]
Esta escala pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o pH de uma substância, mais ácida ela será. Porém, valores fora dessa escala são possíveis, tal tabela foi construída para a realização do controle de qualidade na preparação de cervejas, em 1909, e hoje é usada nas ciências, medicina e engenharias.
O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida. Para pH maior que 7 a substância será classificada como básica e substâncias com pH igual a 7 são classificadas como substâncias neutras. (6)
| | | |