Eletroquimica
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA II
Eletroquímica
Joyce Próbio Santos 121909
Thamires de Souza Silveira 115856
Welma Rocha Dos Santos 126332
INTRODUÇÃO Neste relatório abordaremos a prática de determinação de concentração de uma solução de Ba(OH)2 (hidróxido de Bário) por eletroquímica iônica. A Eletroquímica é um ramo da química que estuda as reações e fenômenos onde há transferência de carga elétrica e nesta reação da prática, estudaremos a dissociação iônica e a ionização.
A dissociação iônica é a separação dos íons de uma substância iônica, quando ela se dissolve na água. Já a ionização é a formação de íons na reação de uma substância molecular com a água, quando esta substância molecular nela se dissolve.
OBJETIVO
Determinação da concentração de uma solução de Ba(OH)2 (hidróxido de bário), por eletroquímica iônica.
A Fundamentos teóricos :
-Muitas substâncias em meio aquoso libertam íons (como ácidos e bases)
-Íons livres em meio aquoso conduzem eletricidade. Ba(OH)2 + aq → Ba+2aq + 2OH- aq H2SO4 + aq → 2H+aq + SO4-2aq
B Reação Química : Ba(OH)2 + H2SO4 → ↓Ba SO4 + 2H2O
PESQUISA Ácido sulfúrico – H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. É extremamente solúvel em água, porém, isto deve ser feito com muita cautela, sempre despejando o ácido na água e não o contrário, pois se isto não for seguido, seus vapores são liberados agressivamente, podendo causar queimaduras graves no corpo do operador ou de alguém próximo. É um ácido corrosivo e tóxico, pode causar bastante irritação e queimaduras, além de ser nocivo caso haja inalação, contato