Relatorio
CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFESSORA: ETIELE
MARIA EMANUELLE DE BRITO MONTEIRO
REGIANE MARQUES DA SILVA
IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES QUIMICOS CELULARES
PIRIPIRI (PI)
2011
Maria Emanuelle de Brito Monteiro
Regiane Marques da Silva
IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES QUIMICOS CELULARES
PROFESSOR:ETIELE
PIRIPIRI (PI)
2011
RESUMO
Foi feito um experimento para verificar a presença de acidez das substâncias do nosso cotidiano: leite longa vida, leite pasteurizado, achocolatado, vinagre, suco de laranja, suco de uva, suco de maracujá, suco de acerola, gelatina e água sanitária. Foram utilizadas soluções como: fenolftaleína e o NaOH 5%. Foi identificada a presença de acidez algumas substâncias.
1. INTRODUÇÃO:
O presente relatório relata o que foi praticado e analisado durante uma aula prática de bioquímica, cujo foco principal foi a identificação da acidez das substâncias do nosso cotidiano, por meio do processo de titulação. Esta análise apresenta alguns conceitos básicos sobre ácidos e bases.
As substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa sofrem ionização liberando íon H+. Esses íons reagem com a água formando o íon H3O+, também chamado de hidrônio. Enquanto as soluções básicas liberam íon OH- chamado de hidroxila.
A experiência identifica a presença de acidez nas amostras, para isso, foram misturadas com outras substâncias e observou-se o que ocorreu uma reação química, chamada Processo de Titulação, onde pode se determinar o nível de acidez (pH), nesse processo faz-se reagir um acido com uma base para que se atinja um ponto de equivalência. À medida que foi adicionado o titulante