Politica
As informações foram colhidas no mês de novembro do último ano e mostram que o principal problema do SUS é a falta de médicos.
RJTV
do in360 RJ com informações do G1
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) identificou que o principal problema do Sistema Único de Saúde (SUS) é a falta de médicos. Durante a pesquisa, que foi divulgada nesta quarta-feira (09), o instituto ouviu 2.773 pessoas de todas as regiões do país.
Para 35,9% das pessoas que utilizaram o SUS, o segundo maior problema é a demora no atendimento. Em seguida, em terceiro lugar, a reclamação é sobre a demora para conseguir uma consulta com especialista.
PONTOS POSITIVOS - Os principais pontos positivos do SUS apontados foi a universalidade do atendimento – para mais da metade dos entrevistados. A igualdade no atendimento é apontada como o segundo ponto mais positivo do SUS (48,9% dos que usam o sistema e 43,7% dos que não utilizam), à frente da distribuição gratuita de medicamentos, considerada o terceiro ponto mais positivo para 33,4% dos entrevistados que utilizam o sistema e para 30,1% dos que não utilizam. * O sistema de saúde brasileiro tem como alguns de seus princípios a hierarquização e integralidade.
No que tange à hierarquização, significa que a rede municipal de saúde está subordinada à estadual e esta, à federal, cada uma com suas respectivas responsabilidades.
Isso significa que as ações municipais (postos de saúde) visam a atender demandas não tão complexas quanto as estaduais, e menos ainda com relação às federais.
No que diz respeito à integralidade, reza o princípio que todas as pessoas têm direito ao atendimento em todos os níveis de necessidade. Ou seja, aquilo que os postos não resolvem é de responsabilidade dos estados, e quando estes não solucionam, da União.
Em suma, os postos de saúde são responsáveis pelas ações de baixa complexidade- prevenção; os