Rewer
1. INTRODUÇÂO
A soja é uma planta dicotiledônea, da família Papilionoideae, do gênero Glycine, cuja produção vem aumentando devido a seu grande consumo, que pode ser em forma de óleos comestíveis e de farelos utilizados na alimentação humana e animal. Para o aumento de produtividade vem se buscando novas técnicas de manejo e produção como a utilização de biofertilizantes, que vem sendo uma forma sustentável de fertilização.
Na atualidade vem se buscando novas técnicas para a utilização de resíduos gerados pela agricultura, como resíduos produzidos por animais, que a má utilização pode acarretar em vários danos ao solo. Com isso a utilização de técnicas como a Compostagem liquida continua (CLC), que é um biofertilizante produzido a partir de esterco bovino ou conteúdo ruminal, água e o produto MICROGEO® pode contribuir para o aumento de microrganismos e nutrientes.
Biofertilizantes são subprodutos resultantes da biodigestão de matéria orgânica provinda de dejetos animais e outras fontes. Estes produtos são bastante utilizados na agricultura orgânica. Pois apresentam baixo custo e alto valor nutricional. Desde que seja utilizado de forma adequada apresentará resultados satisfatórios.
O biofertilizante pode ser produzido de forma anaeróbia ou aeróbia e pode ser aplicado no solo ou via foliar, é um composto que concentra altas doses de macro nutrientes, micronutrientes, proteínas, enzimas, vitaminas e possuem um alto número de microrganismos que são necessários para as plantas e o solo.
Em um solo de floresta são encontrados inúmeros microrganismos que se alimentam de variadas substancias provenientes das plantas que compõem o ambiente, mantendo a nutrição e o ciclo da floresta. Com a atividade agrícola da monocultura a diversidade de vegetação é perdida e acarretando na redução da biomassa de microrganismos do solo, o que acaba afetando o sistema solo-planta. Com o uso de Microgeo a biomassa