África colonial
CARLOS MOREIRA HENRIQUES SERRANO nasceu em Cabinda,Angola.Antropólogo e professor do Departamento de Antropologia da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP),Serrano leciona em nível de graduação,pós-graduação e extensão universitária.
Exerceu a direção do Centro de Estudos Africanos (CEA-USP) e integra a co-editoria da Revista África (CEA-USP).Pesquisador africanista,publicou Os Senhores da Terra e os Homens do Mar- Antropologia Política de Reino Africano (FFLCH/USP,1983),A Revolta dos Colonizados (Atual,1995,com Kabengele Munanga) e Brava Gente de Timor (Xamã,1997,com Maurício Waldman).Está no prelo Angola:o nascimento de uma nação- um estudo sobre a construção da identidade nacional (Kilombelombe,Luanda,2007).
MAURÍCIO WALDMAN nasceu na capital paulista.Sociólogo (USP),Mestre em Antropologia (USP) e Doutor em Geografia (USP),Waldman é colaborador do CEA-USP desde 1982.Desenvolve consultoria e capacitação em afro-educação e ademais,docência na disciplina Introdução aos Estudos Africanos.Publicou livros didáticos e relevantes textos acadêmicos com foco na africanidade.
Atualmente desenvolve a pesquisa Geopolítica e Recursos Hídricos na África Austral centrada na área de relações internacionais.
SERRANO,Carlos; WALDMAN,Maurício.Memória D’África – a temática africana em sala de aula .São Paulo:Ed.Cortez,2007.
A obra em questão,discute assuntos complexos em uma linguagem objetiva e didática,considerada importante não apenas pelas riquezas documentais mais também pelas riquezas de suas ilustrações,sendo estes, fatores responsáveis por ampliar o leque de informações e conhecimento,que são abordados e discutidos ao longo da obra.
O livro enfoca as relações de afinidade entre a África e o Brasil,com a finalidade de resgatar a imagem da África,e assim, libertá-la de estereótipos, do qual a África foi histórica e ideologicamente dependente,e tal resgate parte da área da Geografia,onde os autores fazem